Seguidores

4 de jul. de 2010

Colégio Bom Conselho, nossa escola



Os dados abaixo, bem como as imagens, foram retiradas do site oficial do Colégio Bom Conselho (http://www.bomconselho.com.br).

A Biblioteca


A biblioteca, Profª. Carmem de Souza Santos, desde a sua origem, tem como objetivo principal incentivar o estudo e a leitura. Como imaginar uma Instituição de ensino sem biblioteca? É como imaginar um seleiro sem alimento.

O Colégio Bom conselho, profundamente comprometido com a aprendizagem significativa e com uma educação baseada nos princípios franciscanos, tem a biblioteca como o espaço nobre nas suas rotinas do processo educativo e nas suas instalações. O estudo, a pesquisa, a aprendizagem, a disseminação da cultura passam pela biblioteca.
Por isso, ela é cuidada com carinho e organizada com competência para que possa servir da melhor maneira possível toda a comunidade cebecense: alunos, professores, pais e funcionários.
No dia 03 de março de 2010, festivamente foram inauguradas as novas instalações da biblioteca. Agora com um espaço mais amplo, muito mais acessível, mais bonito e bem acolhedor.

Ambientes



-
Salão central com o acervo principal com mais de 25 mil volumes. Contempla áreas de estudo e pesquisa desde a educação infantil até o Ensino Médio e algumas áreas do Ensino Superior.

-
Sala de leitura junto ao acervo principal com capacidade para mais de 30 pessoas.

-
Salas de Estudo são duas salas disponíveis para atividades de turmas de alunos com seus professores, ou para atividades dirigidas com grupos de estudo e pesquisa.

-
Sala informatizada ambiente com 17 computadores para assessorar nas atividades de pesquisa em aula ou em horários extra-aula.

-
Biblioteca infantil anexa à biblioteca principal contempla um ambiente totalmente planejado e decorado para os alunos menores. Dispõem de um acervo e infra-estrutura próprios adaptados à idade das crianças.

-
Recepção e ambiente de acolhida espaços e serviços à disposição de todos os visitantes e usuários.

Todos estes ambientes são climatizados assegurando conforto e silêncio para os amantes do estudo e da cultura.

E-mail enviado à direção da escola Bom Conselho, por ocasião da inauguração das novas instalações da Biblioteca Profª. Carmem de Souza Santos:

Prezada Irmã Mônica,

Estive visitando a biblioteca com a Bela e confesso que fiquei em êxtase com o novo espaço. Senti-me num lugar encantado, especial. Encantado, porque ao entrar, fui recebida por Dom Quixote que me conduziu pelo passeio. Tão logo me encontrou, confessou-me que entraria em território fértil. Fértil, porque mãe de livros, tesouros encantados. Especial, porque lugar de encontro com Gabriel Garcia Marques, Fernando Pessoa, Adélia Prado, Monteiro Lobato, Lygia Bojunga...e tantos outros escritores que ao longo de minha infância, adolescência e já na vida madura povoaram/povoam minha memória.
Que dizer do espaço reservado para a leitura no Bom Conselho? Que seja semente a fecundar livros, que seja útero a acomodar leitores, que seja possibilidade de caminhos, porteira aberta a garantir horizonte."Pois é do mais alto valor ético proporcionar aos leitores infantis e juvenis textos literários que deem conta da transformação perene, inscrita no coração mesmo do ato de viver, enquanto é absolutamente nefasto fazer-lhes crer que a realidade é rígida como a gema arrancada ao seio da terra".
Grande abraço e muitas leituras.
Marisa

Nenhum comentário: