Seguidores

23 de ago. de 2010

Claudio Levitan fala para o Leituras e Possibilidades

a) O que tu mais gostas de ler hoje?
Parece uma coisa óbvia, mas gosto de ler bons livros. O assunto nem sempre é muito importante, mas a maneira como são escritos, como que a história é contada. Tenho lido literatura infantil e infanto-juvenil e outros que me recomendam ou que encontro nos momentos mais estranhos da vida. Li,  recentemente, esses 3 livros que gostei muito: A HORA DA ESTRELA, de Clarisse Lispector, VINTE E QUATRO HORAS NA VIDA DE UMA MULHER, de Stefan Zweig e A INVENÇÃO DE HUGO CABRET, de Brian Selznick.

b) O que significa escrever para ti?
Difícil essa pergunta. Acho que significa reviver, reconstruir memórias, guardar de uma maneira nova e mais divertida coisas que aconteceram.
c) Tu querias ser um escritor desde criança? como é que surgiu a vocação?
Sim, desde muito pequeno. Teve uma época na minha vida, acho que eu tinha uns 10 ou 12 anos, que eu queria ser muito escritor, escrevi muitas histórias de ficção e alguns relatos sobre coisas que aconteceram comigo, mas depois deixei de lado. Achava que não eram bem escritas. Mas não parei de escrever, até que um dia resolvi estudar e entrei numa oficina de contos. A partir de então, escrever passou a ser uma coisa que me acalma e me instiga.


d) Um escritor é responsável pela sua época? Deve registrá-la?
Não me acho responsável por escrever sobre a minha época. Sinto necessidade de escrever sobre o que eu vivo, idéias que me ocupam a cabeça, como se escrever me ajudasse a não me esquecer. Acho que por isso escrevo sobre meu tempo sem me dar conta disso!


e) O que tu gostavas de ler na infância?
Aventura. Gostava de Julio Verne, Monteiro Lobato, Walt Disney, que adaptava tudo que era história infantil de várias épocas para o tempo da minha infância  e juventude. Gostava também de ler sobre mitologia grega, sobre astronomia e a conquista do espaço. Acho que um bom livro faz a gente gostar do seu assunto!


Um comentário:

Juliano disse...

Estou achando muito legal o blog da turma bjs Juliano Terra 6A