Seguidores

20 de ago. de 2010

Professoras do Ensino Fundamental falam sobre leituras para o Leituras e Possibilidades

Ensino Fundamental também é cidade de leitura


5ª Série A – Professora Marisa 
1- O que vocês estão lendo?
O Porão Misterioso, de Cláudio Levitan
2- O que mais chamou atenção no texto?
A possibilidade das crianças viajarem para a Lua, usando apenas materiais velhos que foram retirados do porão do avô deles, a coragem e o espírito aventureiro das crianças de viajarem sozinhos para o espaço, a participação da Goiabeira narrando a história e participando das fantasias do avô e das crianças.
5a Série B – Professora Marisa
1- O que vocês  estão lendo? 
O Porão Misterioso, de  Cláudio Levitan
2- O  que mais chamou atenção no texto?
As crianças vivem uma aventura que foi possibilitada pela descoberta da leitura do livro do vô do vovô, a narração que não foi feita pelas crianças. E, sim, pela Goiabeira e suas duas folhinhas: Flora e Folhinha, a possibilidade de aprendermos sobre mitologia e sobre o espaço. E, por fim, das crianças viverem a aventura de irem para o espaço sem a companhia dos adultos para frear a liberdade infantil.  
5ª Série C – Professora Marisa
1-  O que vocês estão lendo?
O Porão Misterioso, de Cláudio Levitan 
2- O que mais chamou atenção no texto?
A Goiabeira ter  lançado duas folhinhas para acompanharem as crianças e serem narradoras da viagem das crianças à Lua. Mesmo o leitor sabendo que a história era ficção, a aventura das crianças parecia real. Do livro ser possibilidade para o leitor aprender sobre mitologia e espaço. 
 7ª Série A -  Professora Leni
1- O que vocês estão  lendo?
Recentemente lemos o livro A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken, de Jostein e Klaus Hagerup
2. O que mais  chamou atenção no texto?
Achamos o enredo da história muito bacana, além do fato de a linguagem do texto ser “fácil”. Outra coisa muito interessante foi a valorização aos livros, presente a todo momento no texto, porém de uma forma diferente, que faz o leitor se “colocar dentro da história”, acompanhar cada acontecimento. Parece que, de tão boa, a história faz quem está lendo querer mais e mais. A cada página lida, a vontade aumenta.
De acordo com toda a turma (ou pelo menos a maioria), o livro é realmente bom.
7ª Série B -  Professora Leni
1- O que vocês estão lendo?
 Recentemente lemos o livro A Gangue dos livros, de Sérgio Napp
2- O que mais  chamou atenção no texto?
O que mais chamou a atenção no texto foi que as crianças da favela tiveram contato com  a leitura. Além disso, observamos a atenção, a bondade e a solidariedade do protagonista Fernando.
8a Série A e B - Professora Leni
1- O que vocês estão lendo?
   Cinderela Chinesa de, Adeline Yen  Mah
2- O que mais chamou a atenção no texto?
 Poder conhecer a realidade de uma menina chinesa que sofre muito em sua vida. É um livro que causa revolta em quem está lendo. Mesmo assim, vale a pena lê-lo, pois é um livro muito bom e que trata da superação.

Nenhum comentário: