Seguidores

13 de jul. de 2010

O filme Robôs como partida para reflexão




O filme Robôs como partida para reflexão do que nos propõe A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010


O tema da Campanha da Fraternidade de 2010 "Fraternidade e Economia" nos impõe grandes desafios, pois somos convocados a pensar e colocar em ação um plano de construção de uma economia a serviço da vida, fundamentado no ideal da cultura da paz.
Para fazermos uma reflexão sobre lema da Campanha da Fraternidade "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" (Mt 6, 24), as turmas de quintas e sextas séries assistiram ao Filme Robôs, baseado em história de Jim McClain e Ron Mita. O filme conta a história de Rodney Lataria, um aspirante a inventor, que viaja a Robópolis para conhecer seu ídolo, o Grande Soldador. Pelo caminho ele faz muitos amigos e juntos acabam encontrando o malvado Dom Aço. Sob a orientação de sua mãe, Dom Aço tomou a empresa do Grande Soldador e decidiu negar acesso aos outros robôs a peças necessárias para sua manutenção. Será que Rodney é feito daquilo que se faz necessário para salvar a todos?
O filme foi escolhido por ter uma história com um roteiro simples, mas não superficial. Assim, alguns temas de Robôs podem passar despercebidos, mas o debate e a discussão das questões sugeridas pelos professores provocaram reflexões que vão além do temas da Campanha da Fraternidade, como: o consumo consciente, o gerar menos lixo, a sustentabilidade do planeta e o impacto ambiental.
Cabe a nós fazermos uma leitura seletiva e não simplesmente nos posicionarmos contrários a esse consumo desenfreado que o mundo atual nos apresenta.
Após o filme, as turmas participaram de um debate junto com os professores quando puderam fazer uma reflexão a respeito do que haviam assistido e responderam a questões elaboradas pelos professores.
A Campanha da Fraternidade deste ano nos leva a refletir sobre o projeto de Deus que é a VIDA PLENA para o ser humano. Essa vida plena consiste no cuidado conosco, no cuidado da natureza e na valorização da vida, presente em tudo aquilo que nos cerca. Nos darmos conta de que o ser humano não é uma peça descartável, mas sim, a principal peça desse universo, pois somos feitos e criados à imagem e semelhança do Criador é projeto que queremos vivenciar.
O projeto Robôs, que está apenas iniciando, nasce com o desejo de estimular os alunos desta escola a pensar sobre o seu papel na sociedade, o relacionamento com a ciência e a modernidade e, a valorização da vida. Não se esgotará nesta ação inicial, pois será possibilidade de abertura de muitos caminhos ao longo do ano letivo.
Remís Alice Perin Schmidt, professora de História
Bernadete Maria Ceccagmo, Professora de Religião
Marisa Steffen, Professora de Língua Portuguesa

O artigo acima foi publicado na Revista Bom Conselho - Maio/2010/Edição nº8

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá adorei sua postagem professora Marisa e gostaria de saber mais sobre seus testos você poderia me explicar.Bjs Matheus 6ªC