Seguidores

12 de ago. de 2010

Antes que O Mundo Acabe, de Marcelo Carneiro da Cunha é a dica de leitura da Gabriela Raffaelli

  Dica de leitura da Gabriela  “Antes que O Mundo Acabe ”   

O livro começa falando sobre o problema que o amigo de Daniel, o Lucas está passando.  Estava sendo acusado de roubar o microscópio da escola. Daniel, muito chateado com a situação do amigo, foi visitá-lo para conversar. Lucas estava muito triste, tanto que perguntou se Daniel era mesmo seu amigo. Após muita conversa , Daniel vai embora.
Ao chegar em casa, Daniel vê os pais e a avó esperando por ele. Daniel fica assustado, mas logo percebe  o  que está acontecendo: era a carta. Havia uma carta em cima da mesa. A carta era de seu pai que estava longe. Na carta, o pai contava como era a vida na Tailândia como fotógrafo, que tinha contraído a malária, que as fotos que tirava eram da Ásia e que estava lá porque participava de um  projeto chamado: “antes que o mundo acabe” . Dias se passaram, e Daniel precisava conversar.  Pede para Mim, sua namorada , ir até a livraria, pois gostaria de conversar sobre a carta que havia recebido de seu pai.  Mim aceita encontrá-lo. Ao chegar lá, Daniel mostra a carta e as fotos. Mim comenta com ele que a decisão de se aproximar ou não do pai não era dela, mas sim dele.  Daniel, após a conversa, resolve trocar a primeira carta com o pai. Nela, ele perguntava o motivo do pai tê-lo abandonado.
Dias depois, recebe a carta do pai. Na carta, ele explicava que não o havia abandonado: -"Eu não te abandonei até porque nunca te conheci!”. Daniel começa a entender os motivos do pai e começa a perceber que o pai desejava realmente se aproximar. Depois de pensar muito, Daniel resolve fazer o mesmo trabalho que o pai fazia:  começa a tirar fotos de tudo que vê.
Paralelo a isso , Daniel se lembra que precisa ajudar o amigo Lucas a resolver o problema da acusação.  Resolve começar a juntar provas. Vê que em suas fotos têm provas o bastante para mostrar que Lucas não era culpado. Então, resolve juntar pais e alunos da escola para irem ao auditório. Lá estava o diretor da escola que em um lindo discurso pede desculpas a Lucas. Para se desculpar,  o diretor chama Lucas ao palco. Diz que o verdadeiro culpado era Strosmann , o garoto mais malvado da escola , que roubava as coisas para dar a traficantes para sustentar o vicio de fumar.
Daniel, muito feliz por ajudar o amigo, escreve uma carta para o pai dizendo tudo que aconteceu.  O pai, muito orgulhoso,  responde a carta do filho.  Na carta, o pai comentava que iria fazer uma viagem ao México e que gostaria que o filho fosse junto. Junto com a carta, Daniel recebe um colete de fotógrafo e uma câmera.  Daniel aceita o convite do pai. Convite que é possibilidade de novo encontro. De muitas descobertas.

5 comentários:

Profª. Marisa Steffen CBC disse...

Gabriela, que legal a tua indicação para a galera das sextas séries. Também sou fã do Marcelo Carneiro. Beijos

Julia costa disse...

Oi professora Marisa, amei o site, obrigado pela indicação. bjs da julia da 8 A

stefane disse...

não me ajudo muito não mais eu gostei mesmo assim

Anônimo disse...

ótimo,este resumo,difícil de achar o site mas muito bom.....

Anônimo disse...

Valeu mim ajudou muito na escola pois li o livro e ñ havia entendido muito....